Será que o mercado imobiliário venderá mais com a ajuda dos robôs de atendimento?
Como os robôs de atendimento estão ajudando o mercado imobiliário.
Quando fundamos a Hypnobox, em 2010, havia uma demanda enorme de um mercado em ebulição. Com frequência eram investidos milhões de reais em publicidade e eventos de premiação para vendedores de imóveis, com um sentimento quase unânime de desperdício.
Todos queriam garantir que a demanda que existia fosse minimamente respondida. Porém, o resultado estava longe do ideal: alguns clientes chegavam a esperar uma semana para receber uma resposta por e-mail de um corretor! Dá para imaginar isso? Você está comprando um dos itens mais valiosos da sua vida e precisa esperar uma semana para receber um simples e-mail!
O mercado imobiliário, sempre muito orientado ao volume (ou seja, quanto mais ligações, mais leads, mais visitas resultaria teoricamente em mais vendas) havia criado uma cultura no ecossistema de marketing e publicidade totalmente voltado para a quantidade, onde o mais, maior e mais rápido se transformou no mantra do segmento. Com isso, esquecia que, em geral, mais leads e menor custo vão na contramão da qualidade.
Em algumas empresas o corretor recebe 400 leads para vender um único imóvel. E adota um comportamento de ignorar os e-mails originados por determinados portais, pois ele entende que ler esses e-mails é uma grande perda de tempo.
Felizmente, a chegada da inteligência artificial ao mercado imobiliário, com o uso dos robôs de atendimento, está alterando radicalmente esse cenário. Ao adotar ferramentas como o Chatbox, da Hypnobox, utilizamos robôs para pré-qualificar o atendimento. O que isso significa? Esse atendente virtual entrevista previamente o cliente e consegue, graças ao recurso de inteligência artificial, entender sua intenção de compra e direcioná-lo, então, ao corretor.
Estudos mostram que apenas 40% dos leads gerados estão realmente interessados em falar com o corretor. Com isso, economizamos o bem mais valioso para o profissional de imóveis, que é o seu tempo (afinal, esses minutos e horas ganhos resultam em novos negócios e, consequentemente, em mais dinheiro).
Assim o corretor recebe um lead enriquecido, com dados como nome, e-mail, telefone, como pretende receber o contato do corretor, quanto pode pagar, quando pretende tomar a decisão, o que mais leva em consideração para tomar essa decisão… Ou seja, começamos a criar novas dinâmicas para o mercado imobiliário, com essa inovação disruptiva.
E os números confirmam o sucesso dessa tecnologia.
- Já realizamos mais de 2.000 atendimentos por meio de robôs
- A conversão entre “lead” e venda, quando pré-atendida pelo robô, teve uma taxa de conversão 8 vezes maior
- O consumidor final interage até 2 vezes mais com o Chatbox.
Clique abaixo e faça o download do nosso relatório com mais de 2.000 atendimentos realizados pelo Chatbox. No final do material você terá um link para ter a experiência de ser atendido pelo nosso robô.
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André Piazza
Gostaria de conhecer melhor.